segunda-feira, 11 de agosto de 2008

"Fé é uma crença em algo que não pode, ou não precisa de ser provado."

Mas então, porque é que quando surgem dúvidas, a fé parece desaparecer?

domingo, 3 de agosto de 2008

Eles ou Nós?

Quando olhamos à nossa volta e percebemos que, por um motivo ou por outro, não estamos muito bem com várias pessoas, o problema será de todas elas? Ou poderá ser exclusivamente nosso?

E se não houver problema? Será que vemos problemas onde nem sempre existem?

sábado, 2 de agosto de 2008

Amigos

Durante a nossa vida conhecemos, sem dúvida, centenas de pessoas. O que faz de algumas delas amigos e outras não? E o que pode fazer um amigo deixar de o ser?

Por vezes é dificil, senão impossível, saber a resposta a estas questões, porque, de facto, há coisas que acontecem porque acontecem, ou pelo menos porque vamos deixando que elas aconteçam...

Afinal, com que certeza podemos referir-nos a alguém como amigo? Não deveria ser um verdadeiro amigo, aquele que está connosco, mesmo quando não está? Ou aquele que, não importa o tempo que passe e a distância que nos separe, estará ao nosso lado quando realmente precisamos?
Mas assim sendo, o que faz um amigo deixar de o ser? Não me refiro a discussões ou rupturas provocadas por um determinado facto, mas quando simples e progressivamente, deixa de o ser. E será possível evitar isso? Dependerá de nós? De ambos?

Há amigos para todas as ocasiões, é um facto. Amigos com quem podemos estar em qualquer circunstância e amigos com quem tal não é verdade. Mas não nos precipitaremos, por vezes, ao classificar alguém como amigo? Afinal, mesmo aqueles que estamos certo que estarão sempre ali, podem deixar de estar. E depois? Deixaram de ser amigos? Ou nunca o foram realmente?

A convivência e o relacionamento com qualquer ser humano é complexa, mas inevitável. Depois vem a tristeza ou a dor de perceber que afinal nada dura para sempre. E mesmo os amigos, os verdadeiros amigos, podem não durar para sempre. Até porque, por vezes, as vidas seguem rumos distintos e tudo se complica. Mas poder-se-á dizer que a amizade valeu pelo que foi? Ou teremos depositado "confiança" demais em alguém que não a merecia?

Provavelmente não existirão respostas para todas estas questões, ou existirá apenas uma: "é a vida". Ainda assim, um amigo é aquele que sorri quando nos vê felizes e nos faz sorrir quando não nos apetece assim tanto. É aquele que está ali para quando precisamos e que sabe que, reciprocamente, também estaremos lá quando precisar.

No fundo, vale a pena o risco, porque não podemos ser felizes sem amigos!